“O primeiro fóssil de dinossauro a ser descoberto em Portugal foi há mais de 150 anos, por Carlos Ribeiro, aqui na Lourinhã. Mais tarde, já no final do século passado, são os meus pais [Isabel e Horácio Mateus] que começam a redescobrir os fósseis”, explica à NiT Simão Mateus, diretor científico e curador paleontólogo do parque.
Foram eles os fundadores do Museu da Lourinhã. Atualmente, tanto Simão como o irmão Octávio colaboram com o espaço. Mais uma curiosidade: o Lourinhanosaurus, o símbolo atual da Lourinhã e do museu, e que valeu à região o título de Capital dos Dinossauros, foi descoberto pela mãe de Simão e pela irmã.
“Ela tinha quatro anos e ajudou a descobrir uma casquinha, do tamanho de meia unha do dedo mindinho. É quase como quando cortamos a unha e ela salta para o chão e não a conseguimos encontrar. É pouco maior do que isso, a espessura é mais ou menos a mesma. Isto no meio de um campo onde não se esperavam ver fósseis.” A descoberta aconteceu na praia de Paimogo, a praia mais a norte do concelho da Lourinhã.
Sem comentários:
Enviar um comentário