As origens da Base Aérea N.º 1 remontam a 1914, após promulgação pelo Presidente da República Manuel de Arriaga, a 14 de maio, da lei que cria a Escola Aeronáutica Militar, com base em estudos efetuados pelo Aero Club de Portugal.
Esta escola, inicialmente construída em 1915, em Vila Nova da Rainha, foi transferida para a Granja do Marquês, em 05 de fevereiro de 1920, tendo o primeiro voo de instrução sido realizado a 05 de Novembro do mesmo ano. A escola viu o seu nome modificado várias vezes ao longo do tempo, até que em Outubro de 1939 passou a designar-se de Base Aérea N.º 1.
Foi, portanto, na Granja do Marquês que durante longos anos se formaram os pilotos e especialistas da Força Aérea, mantendo-se a BA1vocacionada para a formação de pilotos, através da utilização das aeronaves Chipmunk, da Academia da Força Aérea, e dos Epsilon TB-30, da Esquadra 101 “Roncos”.
Esta esquadra foi criada em 1989, após a extinção da esquadra 102 “Panchos”, de Instrução Básica de Pilotagem (T-37), onde se formaram várias gerações de pilotos da Força Aérea e cuja patrulha acrobática "Asas de Portugal" tão condignamente a representou.
Na área da BA1 existem as instalações da Academia da Força Aérea (AFA) e do Museu do Ar.
Sem comentários:
Enviar um comentário