segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Palácio de Mafra - Jardim do Cerco


O Palácio Nacional de Mafra localiza-se no concelho de Mafra, no distrito de Lisboa, em Portugal, a cerca de 25 quilómetros de Lisboa. É composto por um palácio e mosteiro monumental em estilo barroco joanino, na vertente alemã. Os trabalhos da sua construção iniciaram-se em 1717 por iniciativa do rei D. João V, em virtude de uma promessa que fizera em nome da descendência que viesse a obter da rainha D. Maria Ana de Áustria.
O edifício de autoria do arquitecto mor do reino, João Frederico Ludovice, ocupa uma área aproximada de quatro hectares (37 790 m²). Construído em pedra lioz abundante na região de Mafra é constituído por 1 200 divisões, mais de 4 700 portas e janelas, 156 escadarias e 29 pátios e saguões

 O Jardim do Cerco situado entre o majestoso Palácio de Mafra e a Tapada de Mafra, com um traçado tipicamente Barroco, o Jardim do Cerco foi criado por D. João V em 1718.
Este fabuloso jardim é constituído por duas partes distintas: o Jardim Botânico, de preocupação estética, contendo o lago, e o Bosque, de carácter mais paisagístico.
De livre acesso a quem queira visitar este espaço mágico, no Jardim do Cerco entra-se num idílico universo barroco, de reis e príncipes, com maravilhosos jogos de água, por entre plátanos, cedros e azevinhos: o jardim perfeito para a obra majestosa do Palácio de Mafra.
Até à extinção das ordens religiosas, em 1834, o Jardim do Cerco foi utilizado pelas congregações que residiram no Convento de Mafra, passando então a pertencer à Casa Real, que detém igualmente posse do Palácio e da Tapada, até à instauração da Republica. Hoje em dia pertence á Câmara Municipal de Mafra, que o mantém como espaço comum de todos os que o desejem usufruir.




















































































Sem comentários:

Enviar um comentário

Super Lua

Super Lua 19 Agosto 2024 em Lisboa