Depois de uma das campanhas de pré-lançamento mais
agressivas de que há memória, a Dodge revelou finalmente o Challenger SRT Demon
no Salão de Nova Iorque.
Baseado no Challenger SRT Hellcat,
este Demon passou por uma série de modificações que levam a Dodge a reclamar o
título de carro de produção mais rápido do mundo no que a aceleração diz
respeito e carro de produção no mercado mais rápido a cumprir o quarto de milha
(402 metros).
O "coração" deste "demónio" é o
bloco V8 de 6.2 litros turbo da Dodge, com a diferença de oferecer uns impressionantes
840 cv de potência ao invés dos 707 cv habituais. Este aumento de potência foi
conseguido graças à instalação de um turbo maior de 2.7 litros e de novos
pistões e hastes, sendo que a pressão passou de 14.5 psi para 11.6 psi e foi
implementado um sistema de duas bombas de combustível de dupla fase. Destaca
ainda para a enorme entrada de ar no "capot".
Tudo isto permite que este Demon seja o rei das
famosas "draglines". Estamos a falar de uma aceleração dos 0 aos 96
km/h (0-60 mph) em apenas 2,3 segundos e de um registo de 9.65 segundos (a 225
km/h) no quarto de milha (402 metros). E como se isto não fosse um cartão de
visita valioso o suficiente, este Demon soma ainda o recorde do Guinness para
primeiro carro de produção a fazer um "front-wheel lift" – levantar
as rodas da frente –. Mas não acaba aqui. A aceleração do Demon é capaz de
produzir forças de 1.8 g, o registo mais alto de um automóvel de produção.
O Challenger SRT Demon é igualmente o primeiro carro de produção homologado para a estrada que pode utilizar gasolina de mais de 100 octanas para alcançar as melhores performances. Tal como já acontecia no Hellcat, este Demon inclui duas chaves, uma que apenas garante acesso a 500 cv e uma segunda, com acabamento a vermelho, que liberta toda a fúria do "demónio" até aos 840 cv.
O Challenger SRT Demon é igualmente o primeiro carro de produção homologado para a estrada que pode utilizar gasolina de mais de 100 octanas para alcançar as melhores performances. Tal como já acontecia no Hellcat, este Demon inclui duas chaves, uma que apenas garante acesso a 500 cv e uma segunda, com acabamento a vermelho, que liberta toda a fúria do "demónio" até aos 840 cv.
O motor do Demon - acoplado a uma
caixa automática de oito velocidades - está longe de ser o único trunfo desta
"máquina" radical. O peso também foi alvo de enorme atenção por parte
dos engenheiros da Dodge, que conseguiram poupar cerca de 90 kg face à versão
"Hellcat". Esta dieta só foi possível graças à remoção do banco de
passageiro dianteiro e dos bancos traseiros (ambos podem ser repostos por 1 dólar
cada!), dos 16 altifalantes, pinças de travões em alumínio e de vários
conjuntos de cabos e ligações.
A produção do Dodge Challenger SRT Demon vai arrancar este Verão e apenas serão feitas 3000 unidades destinadas aos Estados Unidos, sendo que 300 vão viajar para o Canadá. A Dodge ainda não falou em preços, mas a partir desta quinta-feira (dia 13 de Abril) vamos poder ver este "demónio" nas salas de cinemas portuguesas, já que é uma das estrelas do novo capítulo da saga "Velocidade Furiosa". Aliás, Vin Diesel, actor que faz parte da família "Velocidade Furiosa" desde o primeiro filme, foi um dos presentes no palco durante a apresentação do Demon em Nova Iorque
A produção do Dodge Challenger SRT Demon vai arrancar este Verão e apenas serão feitas 3000 unidades destinadas aos Estados Unidos, sendo que 300 vão viajar para o Canadá. A Dodge ainda não falou em preços, mas a partir desta quinta-feira (dia 13 de Abril) vamos poder ver este "demónio" nas salas de cinemas portuguesas, já que é uma das estrelas do novo capítulo da saga "Velocidade Furiosa". Aliás, Vin Diesel, actor que faz parte da família "Velocidade Furiosa" desde o primeiro filme, foi um dos presentes no palco durante a apresentação do Demon em Nova Iorque
Sem comentários:
Enviar um comentário