O grande privilégio de trabalhar com equipamentos para fotografia profissional pode, também, ser uma fonte de dúvidas para o fotógrafo. Diante da grande variedade de acessórios que se pode agregar a um kit, como fazer escolhas certas?
No post de hoje, vamos contar o que é essencial e o que,
definitivamente, não pode faltar no kit de um profissional da fotografia. Quer
saber quais os são os primeiros investimentos a serem feitos para ter um
equipamento completo? Acompanhe!
1. Câmera e lente(s)
Esse é o ponto de
partida. Se estamos falando de fotografia profissional, é inevitável que
falemos de câmeras DSLR ou mirrorless, que,
por sua vez, possibilitam a troca de lentes, encaixe de flash e regulagem
mais abrangente.
A escolha da melhor câmera muitas vezes é uma pesquisa de
custo-benefício. Para fotografia profissional, as câmeras tipo full frame
são preferíveis. Isso porque geralmente elas têm sistemas bem desenvolvidos,
construção resistente, mais funcionalidades e se comportam melhor em condições
adversas, como situações com a falta de luz.
Ao comprar uma câmera, ela acompanha, na maioria das vezes
uma lente, denominada lente do kit. De maneira geral, essas lentes são lentes
zoom, que cobrem distâncias focais diversas.
Frequentemente, a lente que acompanha uma câmera é a
18-55mm, que cobre desde um campo de visão grande angular (em 18mm) até um
normal (em 55mm). Também é comum ver lentes 18-135mm no kit, que atingem
uma distância focal de teleobjetiva.
As lentes do kits atuais conseguem um desempenho de imagem
melhor do que as de gerações anteriores, com o aperfeiçoamento de seus sistemas
internos e qualidade de materiais. Contudo, por exigências de maior qualidade
no trabalho ou até adequação a novas propostas, a aquisição de uma nova
lente pode ser necessária.
Assim, uma boa segunda lente é a 50mm 1.8, que, com sua
abertura alta, permite fotografias em luminosidades mais baixas e com alta
profundidade de campo, o que gera o desfoque no fundo da imagem. Além disso, há
várias opções a preços bem acessíveis, na média entre R$ 400,00 a R$ 500,00.
2. Bateria reserva
A bateria de uma câmera
DSLR costuma ter um bom tempo de duração, mas ainda assim não custa prevenir e
ter em mãos uma segunda bateria. Imprevistos como
esquecer de carregar a bateria principal ou, talvez, um ensaio que demore mais
para desenrolar, podem ser resolvidos com uma bateria reserva.
Um equipamento interessante no que diz respeito à bateria é o
grip, um periférico encaixado debaixo da câmera que comporta duas baterias.
Assim, o gasto de energia para cada bateria é reduzido e a autonomia da câmera
é aumentada.
Uma observação essencial é nunca esquecer de manter todas as
baterias carregadas antes de um trabalho!
3. Cartão de memória reserva
Sem cartão de memória,
não há ensaio. O cartão é uma das partes mais sensíveis do equipamento para
fotografia, pois está sujeito a corrupção de arquivos, defeitos de transferência e mau contato, por exemplo, além da
limitação do espaço.
Especialmente quando se fotografa em formato RAW, o problema
do espaço é ainda mais relevante. Se um ensaio acabar rendendo mais
material que o esperado, ter um cartão a mais elimina a preocupação com memória
e deixa a criatividade fluir sem obstáculos.
4. Flash, rebatedor e rádio
Ter um flash à disposição
não é necessário apenas para ensaios e
eventos noturnos. Em muitas situações, até em trabalhos ao ar livre, confiar
apenas na luz natural pode não ser tão prático quanto ter um controle sobre a
luminosidade das imagens.
A quantidade de nuvens no céu e o horário, posição e
intensidade do sol, por exemplo, podem gerar sombras e efeitos
indesejados no resultado da foto, o que é especialmente preocupante quando se
está trabalhando com um modelo e retratos.
Portanto, um flash é ideal para preencher espaços de baixa
luminosidade na imagem e dar destaque a elementos específicos nele. Nesse
sentido, utilizar um rebatedor é bastante útil para dar preenchimento de luz em
pontos escuros quando o sol for um foco de luz mais dura. Além disso,
posicionar um flash acionado por rádio com sua luz difundida ou rebatida ao
lado do modelo é uma solução bem eficiente nesses casos.
5. Tripé
O tripé pode ser utilizado
tanto para apoiar a câmera quanto o flash ou um rebatedor. No exemplo que demos
no tópico anterior, o fotógrafo pode ficar com a câmera móvel, em mãos, e
seu modelo em um ponto ao lado do flash posicionado no tripé.
Tripés do tipo Gorillapod têm sido itens bastante
utilizados como equipamentos para fotografia, pois oferecem uma base
flexível para prender o flash em locais menos convencionais, como postes e
corrimãos.
Além disso, o tripé para a câmera é extremamente útil para
firmá-la e eliminar movimentos na hora da fotografia, ajudando o fotógrafo a
cravar o foco.
6. Material de limpeza
O corpo da câmera e suas
lentes tendem a acumular poeira e umidade, independentemente do local em que
ficam armazenados. E isso pode comprometer a qualidade da imagem, seja com a
presença de partículas indesejadas, ou com o desenvolvimento de mofo por conta
da umidade.
Utilizar itens de limpeza como
o Lenspen e borrifador de ar é essencial para remover a poeira da lente e
do sensor da câmera. Um pano de tecido mais suave, por sua vez, pode
contribuir para eliminar a umidade. Não se recomenda soprar a fim de remover
poeira, uma vez que algumas partículas de saliva podem ir junto com o ar e
formar umidade.
7. Case/mochila
Depois de tudo que
dissemos, levar esse equipamento todo na mão está fora de cogitação. Por
outro lado, levar tudo solto e se debatendo dentro de uma bolsa qualquer também
não é uma opção. Equipamentos para fotografia são frágeis, têm peças de vidro e
circuitos sensíveis, que merecem o máximo de cuidado contra impacto e umidade.
Portanto, ao escolher uma mochila para carregar seu kit,
procure modelos específicos para fotografia. Elas contam com compartimentos bem
definidos, responsáveis por segurar os objetos no lugar e
amortecer impactos. Além disso, devem ser impermeáveis para prevenir danos
em locais de alta umidade e situações de chuva.
Assim, antes de se aventurar em trabalhos ou gastar seu
dinheiro em itens supérfluos, certifique-se de investir nesses
equipamentos para fotografia essenciais, para não passar dificuldades e começar
um negócio bem organizado.
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