Porto alto é um lugar da freguesia de Samora Correia, concelho de Benavente. Esta terra possui um agrupamento de Escolas: a Escola Nova, Escola Velha e Escola Básica do Porto Alto, como também lojas de carácter mais popular (comércio regional).
Esta terra é conhecida por
ser um grande centro de ligação entre Lisboa e outras
terras\localidades, visto que se situa perto de Lisboa, mas ao mesmo tempo
perto de outras localidades de interesse, como o Montijo, Setúbal, Barreiro e
outras.
O seu orago é Nossa Senhora da Guadalupe
O campino é um personagem típico da região do Ribatejo que está ligado à condução de gado, em especial os touros. Veste-se de uma forma muito característica com o seu barrete verde com orla e barra em vermelho, camisa branca, colete encarnado, uma faixa vermelha que usa na cintura, calça azul, meias brancas até ao joelho, sapato preto com esporas, uma jaqueta que coloca sobre o ombro esquerdo e por último o seu bastão (pampilho) que utiliza na condução do gado.
A lezíria vem (do árabe الجزيرة, al-jazira, «a ilha»; cognato de Argel e Argélia) designa uma zona agrícola muito fértil, situada na região do Ribatejo, em Portugal. As principais zonas de lezíria situam-se no vale do rio Tejo, nomeadamente no concelho de Vila Franca de Xira, mas também nos seus afluentes, como o rio Sorraia. Os mouchões da lezíria ribatejana são ilhas situadas entre o leito principal do Tejo e as margens deste. A lezíria forma-se devido a fenómenos de floculação na zona de contacto da água doce do rio com a água salgada, levando à precipitação das argilas em suspensão na água. Esse é o fenómeno típico na formação dos deltas. Deste ponto de vista, poder-se-ia considerar que o Tejo desagua em delta no Mar da Palha. A água salgada pode chegar até ao concelho da Azambuja. A lezíria é atravessada pela Ponte Marechal Carmona, em Vila Franca de Xira, e pela Ponte da Lezíria, entre o Carregado e Benavente.
Sem comentários:
Enviar um comentário